Confira novidades e notícias
A Teoria da Contabilidade Patrimonial é uma das principais teorias contábeis e tem como base a ideia de que o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio da empresa. Segundo essa teoria, o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que pertencem à empresa em um determinado momento, e que são registrados em sua contabilidade. A contabilidade deve se concentrar na mensuração e registro das variações patrimoniais, ou seja, nas alterações que ocorrem no patrimônio da empresa ao longo do tempo.
Registro de operações financeiras: todas as transações financeiras realizadas pela empresa devem ser registradas na contabilidade, como compras e vendas de bens e serviços, empréstimos, pagamentos de impostos, entre outros.
Elaboração de balanços patrimoniais: o balanço patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta o patrimônio da empresa em um determinado momento, mostrando a composição dos ativos, passivos e patrimônio líquido.
Controle de estoques: a Contabilidade Patrimonial é responsável por registrar a entrada e saída de estoques da empresa, bem como o seu valor e a sua depreciação.
Controle de imobilizado: a Contabilidade Patrimonial também deve registrar os bens imobilizados da empresa, como prédios, máquinas e equipamentos, controlando a sua depreciação e amortização.
Controle de obrigações: todas as obrigações da empresa devem ser registradas na contabilidade, como empréstimos, financiamentos, impostos a pagar, entre outros.
Essas variações podem ser decorrentes de transações financeiras, como compras e vendas de bens e serviços, ou de eventos que afetam o patrimônio da empresa, como depreciação e amortização.
A contabilidade patrimonial é responsável por controlar o patrimônio de uma empresa, ou seja, seus bens, direitos e obrigações. Dessa forma, os principais documentos e relatórios produzidos por essa área são:
Balanço Patrimonial: é um dos principais relatórios da contabilidade patrimonial e apresenta a situação financeira da empresa em determinado período. Nele são listados todos os ativos (bens e direitos), passivos (obrigações) e o patrimônio líquido da empresa.
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): esse relatório apresenta o resultado das operações da empresa em um determinado período, ou seja, se a empresa teve lucro ou prejuízo. Ele mostra as receitas, custos e despesas da empresa, além do resultado final.
Livro Diário: é o livro onde são registradas todas as operações financeiras da empresa, como compras, vendas, pagamentos e recebimentos. Ele é obrigatório por lei e deve ser atualizado diariamente.
Livro Razão: é o livro onde são registrados todos os lançamentos contábeis da empresa. Ele tem como objetivo mostrar a movimentação das contas contábeis da empresa.
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL): esse relatório mostra as alterações ocorridas no patrimônio líquido da empresa em determinado período. Ele apresenta todas as movimentações que afetaram o patrimônio líquido, como a distribuição de lucros aos sócios, aumento de capital social, entre outros.
Notas Explicativas: são informações complementares que acompanham as demonstrações contábeis e ajudam a entender melhor a situação financeira da empresa. Elas podem incluir informações sobre políticas contábeis adotadas pela empresa, eventos subsequentes, entre outros.
Autor: Jornal Contábil
Enviado em 24/05/2024